terça-feira, 6 de dezembro de 2022

MOSTRA DE ARTE BARROCA "DA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM AO BARROCO PAULISTA"

 A Exposição que ficará em cartaz até 5 de fevereiro de 2023, faz parte das comemorações alusivas ao jubileu de 470 anos da Irmandade.


No dia 5 de dezembro, dentro das festividades da Padroeira Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura, realizou a abertura oficial da Mostra de Arte Sacra Barroca "Da Conceição de Itanhaém ao Barroco Paulista", no Museu Conceição de Itanhaém.

A exposição foi uma iniciativa da Irmandade, que encomendou do artista plástico Felipe Callipo, uma réplica da imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, e a partir daí surgiu a ideia do Provedor Felipe Moscatello, convidá- lo para expor seu trabalho, iniciando a programação alusiva aos 470 da instituição, no próximo ano.

"Nossa imagem da Padroeira é única, a primeira imaginária mariana do país, datada de 1560, e há muito tempo procurávamos alguém que pudesse esculpir uma réplica com os mesmos detalhes e Callipo fez um excelente trabalho. Pra nós é uma grande satisfação retribuir, mostrando seu lindo trabalho nessa mostra e presentear a cidade". comentou Moscatello.


Felipe Calippo, de 44 anos, de Pindamonhangaba, é o autor das 22 obras de arte sacra, no estilo barroco. "A ideia é de manter viva a tradição de fazer santos em barro", conta.

"Não conhecia a Cidade e fiquei maravilhado com as imagens que estão na Igreja Matriz de Sant´Anna. Elas são belíssimas e tem tudo a ver com o meu estilo", completa o artista.

Calippo também é autor de uma réplica da Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, que está fazendo parte das festividades em homenagem à padroeira, e após a festa também integrará a exposição.

"Aprendi a arte de esculpir os santos de barro com o meu pai, aos 15 anos. Faço qualquer tipo de escultura, mas a minha paixão é a arte sacra". Ele começou a esculpir as peças com a imagem do Divino Espírito Santo.

A diretora do Museu, a historiadora Fátima Cristina Pires, explica a importância da mostra:

"É muito interessante esse período em que a Cidade comemora o Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, dia 8 deste mês. Além de mostrar a arte barroca que entrou na cultura do Brasil, a partir do século XVII", comentou.

A exposição ficará em cartaz até o dia 5 de fevereiro.

O Museu Conceição de Itanhaém funciona no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia, no Centro Histórico de Itanhaém.