quarta-feira, 9 de agosto de 2023
IRMANDADE PROMOVE EDIÇÃO 2023 DA SEMANA DO PATRIMÔNIO DE ITANHAÉM
15 a 20 de agosto de 2023
Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, as comidas, os saberes, fazeres e falares, são as riquezas de uma comunidade.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão responsável pela salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, instituiu o dia 17 de agosto como Dia Nacional do Patrimônio Cultural. *
Para marcar essa importante data, Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, cumprindo uma de suas finalidades que é salvaguardar o Patrimônio Cultural, juntamente com o Instituto Preservar, as instituições parceiras convidadas e o apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém promove a III - Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém, com o intuito de evidenciar essa importante temática e envolver a sociedade, visando uma maior apropriação do nosso rico patrimônio.
Nessa edição a Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém, contará com uma programação com atividades diversificadas, trazendo nomes de referência, que tratarão de vários temas relacionados ao assunto.
* Histórico:
Instituído como Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, é uma homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado, jornalista e escritor nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1898 e foi contemporâneo de grandes nomes do cenário nacional, como Cândido Portinari, Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Rodrigo Melo Franco de Andrade foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública, criado em 1930, no governo Getúlio Vargas. Durante a gestão de Gustavo Capanema no ministério (1934-1945), participou do grupo de artistas e intelectuais modernistas, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do atual IPHAN em 1937, primeiro órgão destinado a preservação do Patrimônio Cultural na América Latina, onde atuou até 1967. Rodrigo Melo Franco de Andrade faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.
PROGRAMAÇÃO
15/08 (terça-feira)
19h - Solenidade de Abertura c/ outorga da "Comenda do Patrimônio Ernesto Zwarg Jr"
20h – Conferência: "Rumo ao Conselho Municipal do Patrimônio"
com a Arquiteta Ms. Raquel Nery - IPHAN-SP
Local: Auditório da Secretaria de Turismo - SETUR - Rua Aécio Mennucci, 281 (ao lado da CMTECE)
16/08 (quarta-feira)
9h às 12h – Oficina: Introdução à Preservação
com a Prof. Arquiteta Ms. Raquel Nery – Especialista em Preservação
Local: Secretaria de Educação (CMTECE)
Inscrições online: irmandadeconceicaodeitanhaem.blogspot.com
17h - Patrimônio em Questão: Reunião na Associação de Engenheiros e Arquitetos - Rua Aécio Mennucci, 271 - Centro (ao lado da SETUR)
19h - Sarau na Estação: IHGI / Coral Por Todo Canto / AIL
Local: Estação Ferroviária do Centro
17/08 (quinta-feira)
19h – Mesa de Diálogo: “Panorama Cultural de Itanhaém”.
Local: E.E. Prof. Jon Teodoresco - Rua Tiradentes, 46 - Jd. Mosteiro
18/08 (sexta-feira)
20h – Sagrado Patrimônio: A Devoção à Nossa Senhora. da Conceição de Itanhaém
com os Irmãos da Irmandade de N. Sra. da Conceição de Itanhaém
Local: Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi - Praça Dr. Carlos Botelho, 48 - Centro
19/08 (sábado)
15h – Reunião: Apresentação da Proposta do Espaço Caiçara
Local: Capela N. Sra. do Livramento - Bairro do Rio Acima
20/08 (domingo)
9h - Caminhada Histórica - IHGI
Local: Concentração na Praça Narciso de Andrade (em frente a Igreja Matriz de Sant'Anna)
16h - Encontro de Corais
Local: Anfiteatro da E.M. Noêmia Salles Padovan - Guapiranga (Trevo da CESP)
quinta-feira, 3 de agosto de 2023
MISSA SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 470 ANOS DA IRMANDADE
Fundada em 1553, a associação de fiéis denominada IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM, foi a responsável pela construção da primeira ermida de barro no alto do Morro do Itaguaçu. A ermida de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, essa que foi não só a primeira erigida no Brasil, como também a primeira que, sob tal evocação, se fundou em toda a América.