A PADROEIRA


FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM

Marco referencial da fé do povo litorâneo do Estado  de São Paulo, a veneração à VIRGEM DA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM foi traduzida em muitas devoções, romarias, promessas e graças alcançadas, que em toda sua longa história constituiu-se em grande tradição religiosa. Ao revivê-la, a cada ano, assumimos um gesto de união com todos os irmãos e irmãs da cidade, num sinal claro e visível de unidade.

NOSSA PADROEIRA

A começar pelo nome original, "Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém" e depois “Conceição de Itanhaém”, a nossa cidade sempre esteve vinculada a história da pequena Igreja no alto do Morro do Itaguaçu, onde está o Convento. Esta ermida tornou-se célebre já no século XVI, em virtude da imagem Miraculosa que nela se venerava, e que ainda hoje existe no seu altar-mór.

Segundo o que é contada, a imagem foi construída por um português, Gonçalo Fernandes, que condenado à morte em São Vicente, apelou para Bahia. Enquanto aguardava a decisão do seu recurso pediu ao carcereiro barro e água, com o que fundiu várias imagens, sendo  uma de Nª Senhora da Conceição. Ao terminar o seu trabalho, veio ordem da Bahia para que não o enforcassem. Solto e livre o antigo condenado cercou de toda veneração o piedoso trabalho de suas mãos.

Foi essa mesma imagem que Francisco Nunes, mais tarde, trouxe às costas para Itanhaém, por volta de 1561. Embora conhecida por Nª Senhora da Conceição, a imagem não está representada como de costume, mas com o Menino Jesus nos braços. Dizem os documentos que o povo lhe deu este título "por vocação da vila".

Em dado momento mandaram vir uma imagem de Portugal com a representação habitual de Conceição. Eis que em 1632 um veleiro português, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Conceição para Itanhaém, devido a um grande temporal, foi obrigado a  parar em Angra dos Reis, O capitão por três vezes tentou seguir viagem, mas era impedido pela correnteza, fato esse que mobilizou a comunidade local para impedir que a imagem seguisse para Itanhaém, alegando que era vontade divina que ela permanecesse em Angra, onde ela está ate hoje, como padroeira local. 

A nossa imagem da Conceição de Itanhaém, tem uma  iconografia única, com o Menino-Jesus nos braços, 

Algum tempo depois que a Irmandade firmou contrato para que os Franciscanos assumissem a Ermida para transformá-la em Convento, um dos frades achou extremamente estranho o título de Conceição com uma criança no colo, e portanto, mandou colová-la no chão e deu ordem para serrar.o menino, logo que  iniciaram o trabalho “deu-lhe tal tremor no corpo que desistiu”.

A imagem de Nª Senhora da Conceição de Itanhaém, venerada no Convento é querida e reconhecida pelo seu povo do jeito que ela está. 

Tempo houve em que se 
tentou trocar a imagem, por outra da Conceição, no formato habitual, que se encontrava na antiga Matriz de São Vicente, fundida pelo mesmo artesão, mas fatos ocorreram, impedindo que nossa Padroeira deixasse o seu oraga, crescendo ainda mais a devoção do povo itanhaense.

Para o povo, Nossa Senhora demonstrou nesses momentos, querer que sua imagem, em Itanhaém, não fosse modificada e nem trocada por outra.

A IRMANDADE

Não podemos deixar de falar sobre a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. 
A "Irmandade" como é carinhosamente chamada, está muito ligada à história da Festa da Padroeira, do Convento e da cidade.

Criada desde a Fundação da Vila, foi ela que levantou a construção do Convento como vemos hoje e que o reconstituiu após um grande incêndio. Até hoje, a Irmandade busca manter acesas as tradições da Festa, principalmente a da sua Novena.

A Festa da Padroeira atraía muitos romeiros das mais variadas regiões, que aqui chegavam montados em cavalos ou em charretes, para o encerramento da Novena e também da Missa Solene e Procissão no dia de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

ORAÇÃO A N. SRA. DA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM

T:  Oh! Maria Mãe, bendita mulher querida, venerada SENHORA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM
dia após dia cresce a nossa grande devoção agradecemos toda graça por nós recebida.

M: Cubra com o seu lindo manto protetor bordado em rendas de mar e serra, lavado em bacia de pedra e terra,
o viver caiçara na fé do seu amor.

H: Faça-nos firmes pelo seu olhar atento e fiel
de Mãe que acolhe os aflitos, tristes e sem norte, livra-nos de todo tipo de mal e morte,
e socorre-nos no seu colo de puro leite e mel.

M: Interceda por nós ao Pai de bondade, derramando bênçãos e graças
do alto do Itaguaçu às praças,
famílias e vidas de nossa comunidade.

H: Leva-nos sempre ao seu Filho Jesus que pela Palavra e partilha do pão,
nas falas e gestos de amor e compreensão, ao Reino da Justiça e igualdade conduz.

M: Cuida de nós pedindo ao Espírito Santo força e coragem para que o nosso viver seja presença constante no defender
os pobres e no libertar os que sofrem tanto.

T: Oh! Senhora Conceição de Itanhaém
junto à Trindade Santa rogamos sua intercessão cheios de alegria e com mais ação,
espalha sobre nós paz e esperança. Amém.
(Diác. Ernesto Bechelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário