terça-feira, 19 de abril de 2011

CONTINUA A MOBILIZAÇÃO DA IRMANDADE PELA PERMANÊNCIA DA CASA PAROQUIAL

Após a publicação no Boletim online da Prefeitura Municipal, ocorreram diversas manifestações que estão repercutindo pela cidade e região.

 Conforme já publicamos aqui no blog anteriormente, no dia 28/02/2011, a Prefeitura publicou uma nota oficial online informando sobre a permuta da Casa Paroquial pelo terreno onde hoje encontra-se o futuro santuário.

O fato passou a gerar polêmica na cidade e apareceram as primeiras manifestações, ou seja a distribuição de um panfleto que conseguimos colher na Igreja Matriz de Sant'Anna, questionando o fato.

A Irmandade passou a buscar explicações junto as autoridades competentes (Vereadores, prefeitura, paróquia, Mitra Diocesana) , mas até o momento nenhum esclarecimento preciso nos foi dado.

Existe um relato por parte da prefeitura ,sobre uma eventual denúncia ao Ministério Público, com relação ao terreno, onde foi construído o Centro Comunitário e o futuro Santuário (Av. Rui Barbosa, 1200 - Jd. Laranjeiras), mas até agora ninguém viu o tal documento, porém o Secretário de Governo publicou uma matéria no jornal, onde novamente afirma a existência de tal denúncia. Afinal o que está acontecendo? Como diz o panfleto misterioso: "VAMOS PERMITIR ESSE DESCASO?
Veja a publicação do jornal Fatos da segunda quinzena de março:

SITUAÇÃO DO CONVENTO É NOVAMENTE NOTICIADA PELA IMPRENSA REGIONAL

Desta vez a matéria foi veiculada pela TV Tribuna e pelo jornal ATribuna de Santos, e ambas as matérias relatam a situação precária do edifício.

Parece que as coisas estão começando a mudar, após a abertura da Ação Civil Pública pelo Ministério Público Federal, o Convento passa a ser alvo da imprensa que vem tornar público o descaso em que o local se encontra.
A Irmandade, que foi a responsável desde o início da edificação da construção, preocupa-se também com o local que é a sede da associação, porém se vê com as mãos atadas, esperando que providências realmente sejam tomadas.

Confira as matérias: 

NOVA ADMINISTRAÇÃO DA IRMANDADE REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO NO CONVENTO

Na ocasião foram tratados assuntos sobre o estado de conservação do prédio, além de propostas de atividades que a Irmandade quer realizar.

No sábado 26/03, membros da Mesa Administrativa e do Conselho Fiscal da Irmandade, reuniram-se juntamente com o pároco Pe. Albino e zeladora do convento Ir. Maria de Lourdes, afim de realizar uma aproximação e firmar um acordo de parceria, no intuito de contribuir mais 
com as necessidades do Convento, além de começar a utilizá-lo para eventos oficiais da Irmandade e também retornar a sua sede para o local como outrora.
 
Na ocasião os presentes puderam conhecer melhor as preocupações que a  Irmã tinha com relação ao prédio e também apresentaram propostas de utilização das instalações.

A comissão aproveitou para analisar a situação das dependências do prédio e o estado de degradação.
Irmã Lourdes passou às mãos do Provedor, uma relação de medidas emergênciais que fazem-se necessárias para a melhoria e conservação do local, conforme segue:



 
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDE PROVIDÊNCIAS COM RELAÇÃO AO CONVENTO

A Ação Civil Pública foi movida pelo Procurador da república Antônio Dalóia que deu entrada no dia 02 de março.

No último dia 02 de março o Procurador da República Antônio José Donizetti Molina Dalóia do Ministério Público Federal em Santos, deu entrada através de uma ação civil pública de uma liminar cobrando providências do IPHAN, da Prefeitura de Itanhaém e da Mitra Diocesana de Santos, com relação ao Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. O documento ressalta a precária situação em que se encontra o prédio, inclusive com risco de desabamento e /ou incêndio por conta das precárias instalações elétricas.

Confira a matéria publicada pela jornal Folha de São Paulo em 17/03/2011.

sábado, 26 de março de 2011

 MEMBROS DA IRMANDADE TEM AUDIÊNCIA COM O BISPO DIOCESANO

A situação do Convento e da Casa Paroquial  foram abordados durante a audiência.

Na última terça-feira (22/03/11), o Provedor Kaio Wagner e o Secretário Felipe Moscatello estiveram na Cúria Diocesna para uma audiência com o Bispo Dom Jacyr Francisco Braido. O intuito do encontro foi a entrega oficial do novo estatuto, regimento interno e ata da nova eleição, além de estreitar os relacionamentos da Irmandade com a Diocese de Santos.

Na ocasião foi também abordada a transação da Casa Paroqual de Itanhaém, onde os irmão sressaltaram a importância do imóvel permanecer nas mãos da paróquia e também sobre a situação precária do Convento.

Com relação à Casa Paroquial, Dom Jacyr disse que todo o porcedimento foi realizado com o consentimento do pároco e que os questionamento da Irmandade seriam encaminahdos à Advogada da Mitra Dra. Vanessa , que posteriormente enviará informações mais precisas.

Já, sobre o Convento, ele ressaltou su apreocupação quanto a situação do local e sobretudo com a segurança da Ir. Maria de Lourdes que se encontra residindo no local e disse ainda que há anos pede um empenho por parte do pároco com relação à colaborar na manutenção e no uso do local.
Também esteve presente à audiência a Vereadora Prof. Regina, buscando se inteirar melhor sobre os imóveis, a fim de junto com o legislativo propor alternativas.

Esse foi o primeiro de muitos da nova administração com a diocese.









 VEREADORA REGINA ENTREGA MOÇÃO À IRMANDADE

O Provedor aproveita o ensejo para enfatizar sobre a Campanha "Volta Conceição de Itanhaém"


No dia 14/03/11, os membros da Mesa Administrativa, estiveram presentes à sessão ordinária da Câmara Municipal de Itanhaém para receberem uma moção de aplausos, reconhecimento e congratulações, ofertada pela Vereadora Prof. regina Célia de Oliveira.
No documento a parlamentar destacou a importância da Irmandade na construção da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, hoje chamada somente Itanhaém, além dos relevantes serviços prestados pela associação ao longo 448 anos de existência.
Durante os agradecimentos o Provedor Kaio Wagner, ressaltou sobre a Campanha "Volta Conceição de Itanhaém" e pediu a colaboração e o empenho dos vereadores, quanto ao retorno da verdadeira data de aniversário da cidade em 8 de dezembro e não no dia 22 de abril, como atualmente é comemorada.

Veja na íntegra a moção:






 IRMANDADE LIDERA LUTA  EM DEFESA DA CASA PAROQUIAL

Logo após a publicação do artigo através do site oficial da prefeitura a Irmandade buscou esclarecimentos.

A polêmica teve início, quando a prefeitura veiculou em seu site oficial o artigo ao lado, no dia 28/02/11.

O fato causou estranhesa a muitos cidadãos que leram a notícia e portanto, membros da Irmandade trouxeram a pauta para  a 1ª Reunião da nova gestão, no dia 05/03.

Após uma narrativa de explicação so Sr. pároco, o Provedor requisitou uma reunião extraordinária do Conselho Paroquial para o domingo, 13/03, onde na presença das comunidades e pastorais foi colocada a importância da discussão e da defesa do imóvel.

Logo na semana seguinte, membros da Irmandade procuram os vereadores para obter maiores informações e pedir a colaboração par a não aprovação da permuta.
 A Casa Paroquial de Itanhaém, apesar de não ser um Patrimônio Histórico, é das principais referências da presença católica no município, sobretudo no Centro Histórico.

A Irmandade não é contra a mudança dos padres para a nova residência, mas temos como proposta que o espaço atual, passe a ser utilizado para encontros, cursos, reuniões, entre outras atividades.

Somos contrários com o desenrolar do processo, que foi realizado sem a consulta da população e vamos continuar buscando alternativas para que o imóvel continue sendo utilizado pela paróquia.


IRMANDADE INICIA NOVA CAMINHADA

 Os novos gestores tomaram posse na missa ordinária do 1º sábado do mês (05/03) na Igreja Matriz de Sant’Anna, presidida pelo Pároco e Mesário Espiritual Pe. Albino Schwengber e contou com a presença de representantes dos diversos organismos paroquiais.
No início da Santa Missa os integrantes da nova Mesa Administrativa e Conselho Fiscal foram apresentados e receberam uma benção especial.
A presença dos irmãos foi de grande expressividade e demosntrou que apesar de o grupo estar um pouco desarticulado, todos estão empenhados em reavivar a caminhada desta tão antiga associação.


           















Antes do término da celebração o Provedor, Sr. Kaio Wagner, fez uma breve explanação, agradecendo à confiança de todos e expondo sobre a importância da Irmandade e os projetos que a nova Mesa Administrativa pretende desenvolver durante a gestão.

Após a missa realizou-se uma reunião entre os gestores que encerram o mandato e os novos, afim de acertarem a transição administrativa.

sexta-feira, 25 de março de 2011

 ASSEMBLÉIA GERAL ELETIVA DA IRMANDADE

Na ocasião os irmãos tiveram apreciaram o novo estatuto social e elegeram os novos órgãos diretivos.

 No dia 26/02/2011 os irmão sse reuniram na sede do Centro de Pastoral Pe. Anchieta (Casa Paroquial) em Assembléia Ordinária para eleger a Nova Mesa Administrativa e o Conselho Fiscal para o biênio 2011-2013.
Também oportunamente foi dado conhecimento a todos sobre o novo estatuto social que entrou em vigor neste ano de 2011.
 Os novos membros gestores eleitos são os seguintes:
 MESA ADMINISTRATIVA
Provedor: Kaio Wagner de Lima Geraldi
Vice-Provedora: Guiomar Freitas Rossmann
1º Secretário: Felipe dos Santos Moscatello
2ª Secretária: Alda Laura Marques Carreira
1ª Tesoureira: Mirian Rovai Castellan Apocalipse
2ª Tesoureira: Maria de Lourdes Santos Ferreira
Mesária de Comunicação: Maria da Conceição Soares
Mesária Social: Maria José de Souza Soares
Mesário Espiritual: Pe. Albino Schwengber
 CONSELHO FISCAL
Clayton Dias Lara; Olenice Lobregate Cura; Ivanilda dos Santos Entholzer; Raimundo Osvanir Queiroz do Nascimento; Diác. Ernesto Bechelli