Irmandade firma parceria para estudos e preservação do acervo de têxteis do Convento e da própria instituição.
A convite do provedor
Felipe Moscatello, a
Profª Me. Rosângela Aparecida da Conceição realizou duas visitas técnicas,
respectivamente nos dias 8 e 9 de setembro, onde fora iniciado o levantamento histórico-artístico
do acervo têxtil, localizado no Convento de Nossa Senhora da Conceição de
Itanhaém.
Em análise preliminar, a
professora observou que entre as trinta e seis peças selecionadas, algumas
apresentam similaridades ao ser feito o confronto com outras peças existentes
em acervos nos quais desenvolve seus estudos, como o da Venerável Ordem
Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo; e do Mosteiro
de São Bento de São Paulo, cujos estudos são realizados sob supervisão de João
Rossi, restaurador do Mosteiro, acompanhamento de Dom João Baptista, OSB, com a
autorização de Dom Abade Matthias Tolentino Braga, OSB. No entanto, a
continuidade das pesquisas em outros documentos, bem como a discussão com
outros colaboradores poderão trazer mais informações sobre a origem,
proveniência e datação das peças em análise.
Também observa que é
possível perceber a fé dos devotos da Imaculada Conceição de Itanhaém ao serem
vistos os nove mantos feitos para procissões e outras festividades da Padroeira,
demonstrando o cuidado na execução dos detalhes e escolhas de seus ornamentos.
Como ex-votos estas peças merecem a
atenção e a admiração.
Este trabalho resulta do
contato fortuito entre os membros da Irmandade e a pesquisadora, presentes no
Simpósio sobre Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico, organizado
pela Arquidiocese de São Paulo, realizado nos dias 25 e 26 de agosto de 2017,
no Teatro TUCA/PUC-SP.
"Ao buscar auxílio
especializado a Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém mostra a sua grande
preocupação em zelar e preservar, em suas dimensões histórico-artísticas, o seu
patrimônio religioso, constituído ao longo dos séculos, composto pelo seu
conjunto arquitetônico, escultórico, pictórico e têxtil, frutos da fé e devoção
a Imaculada Conceição de Itanhaém. Um passo importante e louvável", ressalta a pesquisadora.
De acordo com a
professora, o levantamento histórico-artístico é a fase inicial que dá suporte
aos demais processos para constituição de um museu, tendo suas considerações pautadas
na pesquisa tanto na história da arte e museologia quanto nas determinações
prescritas pela Santa Sé no que concernem aos cuidados com os templos e seus
ornamentos previstos no Direito
Canônico, em documentos e orientações para a criação de museus
eclesiásticos, como a Carta
Circular - A função pastoral dos museus eclesiásticos,
elaborada pela Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, publicada
em 2001, por exemplo. Considera que qualquer decisão deve ser ancorada no
estudo sistemático dos objetos e suas funções litúrgicas e devocionais, para
que se tenha a real compreensão da dimensão religiosa e de seu valor
histórico-artístico, em discussões profundas sobre a destinação e guarda do acervo,
procurando evitar o descarte ou a destruição dos paramentos e ornamentos sacros
pelo desconhecimento dos documentos e orientações citadas anteriormente.
De acordo com Moscatello, "Através desse trabalho que estamos iniciando, esperamos que o
devoto, o citadino ou o turista, possam usufruir da beleza e conhecer os
paramentos, complementos litúrgicos e as vestes da Padroeira, dos mais diversos
pontos de vistas, seja o religioso, o artístico ou o histórico".
Importante salientar que o acervo ainda passará por outras fases para
sua devida organização, guarda e posterior exibição nas dependências do
Convento, em mostras temporárias, conforme a condição de conservação das peças.
A Irmandade, sempre
visando a salvaguarda do patrimônio e buscando recriar o sentimento de pertença
na comunidade, convida a todos os interessados a somar forças para que o
Programa “VIVA CONVENTO” se fortaleça cada vez mais.
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