Parte dos acervos de paramentos litúrgicos do Convento e da Irmandade poderão ser contemplados na exposição.
Desde do momento em que a Irmandade reassumiu a gestão do Convento, em julho de 2016, um grande empenho vem sendo realizado no sentido de salvaguardar o patrimônio.
Através do Programa de Revitalização "Viva Convento", atividades de manutenção, adequação do ambiente, recuperação e registro de acervo, eventos culturais, educativos e religiosos estão reavivando o local e resgatando o sentimento de pertença da sociedade para com o patrimônio.
Um dos trabalhos que a Irmandade vem dando atenção especial é para os acervos, conforme explica o provedor Felipe Moscatello: "Assim que chegamos ao Convento, nos deparamos com uma grande quantidade de paramentos, alfaias e acessórios que se encontravam em uma sala com muita umidade e sem nenhum tipo de preservação, a princípio, sem saber o que fazer, realocamos as peças em um outro local mais arejado e menos úmido. Após quase um ano de um árduo trabalho de contatos e parcerias (network), conhecemos a Prof. Rosângela, que voluntariamente aceitou incluir o acervo em seus trabalhos de pesquisa e contribuir na preservação dos mesmos".
O fruto da parceria, resultou no início de um trabalho de limpeza técnica tanto no acervo têxtil do Convento como também no da Irmandade, e que agora parte poderá ser contemplado na Mostra "Preciosidades", que entra em cartaz no próximo dia 06 de janeiro no Convento.
O Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém funciona de terça a domingo das 9h às 18h e para a visitação nas alas de exposição o visitante contribui com um ingresso no valor de R$ 5,00 (exceto para a igreja). Durante o período de alta temporada (dezembro a fevereiro) o horário é estendido de domingo a domingo das 9h às 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário