segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

ITANHAÉM CELEBRA SUA PADROEIRA

Com Missa Solene na Igreja Nossa Senhora da Conceição, centenas de fiéis das várias paróquias da cidade, louvaram a Padroeira.


Centenas de fiéis lotaram a igreja para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, com uma Missa Solene presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo Emérito de Limeira e  concelebrada pelos padres da Paróquia local.

A Irmandade teve presença marcante, não só pelos irmãos e irmãs, mas também com seu Coral, conduzido pelo Maestro Luiz Baeta, que há dois anos foi criado para abrilhantar as festividades.

Logo após a celebração, as ruas foram ocupadas pelos devotos que em procissão conduziram a imagem da Padroeira até a Igreja Matriz, onde ocorreu o Devocionário de Encerramento com a Benção do Santíssimo Sacramento e a tradicional Jaculatória.


A Irmandade agradece mais uma vez a Paróquia, na pessoa do Pároco Pe. Luiz Carlos dos Passos, Vigário Pe. Tom Thomas e Diácono Ernesto Bechelli, pela confiança e parceria e também a todos os Irmãos e irmãs da Irmandade, membros da Comunidade e colaboradores, que possibilitaram a realização desta linda Festa.

Em virtude das obras do Convento, a imagem da Padroeira permanecerá na Igreja Matriz de Sant'Anna, sob a responsabilidade da Irmandade.

Confira mais imagens da Festa, acessando o link de nosso facebook: https://www.facebook.com/irmandadeconceicaodeitanhaem/posts/901205150311036

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

NOVENA DA PADROEIRA REÚNE CENTENAS DE DEVOTOS

Centenas de fiéis acorrem à igreja Matriz para louvar, agradecer e pedir graças à Padroeira.

Momento marcante da fé e Tradição itanhaense, a Novena de Nossa Senhora da conceição de Itanhaém, realizada desde o século XVI, mesmo antes da existência da Paróquia, reaviva a cada ano a Devoção do povo, que sempre vem ao encontro da Mãe da Conceição de Itanhaém, para louvar, agradecer e pedir graças.

Este ano a Novena teve um destaque especial, pois além de ser resgatado o seu ritual completo, ou seja, com a Benção do Santíssimo Sacramento, a Novena recebeu no mês de outubro a Aprovação Eclesiástica do Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa.

Confira mais imagens da Novena e da Festa, acessando o link de nosso facebook: https://www.facebook.com/irmandadeconceicaodeitanhaem/posts/901205150311036


segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

ABERTA A "MOSTRA PRECIOSIDADES"

Parte do Acervo Histórico de Têxteis da Irmandade, poerá ser visto até o dia 09 de fevereiro.

Aconteceu ontem o Lançamento da "Mostra Preciosidades"- Mostra dos Acervos de Têxteis Litúrgicos da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

Casulas, estolas e muita história, são alguns dos atrativos que o visitante poderá conhecer na exposição que ficará em cartaz até o dia 09 de fevereiro no Museu Conceição de Itanhaém (Casa de Câmara e Cadeia).

A exposição é uma iniciativa da Irmandade, e faz parte do trabalho de preservação e difusão do acervo que foi contemplado com o apoio do Governo Estado, através da PROAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

"Preservar o nosso patrimônio e apresentá-lo para a sociedade é contar a nossa história. Somente divulgando e explicando sobre o sentido e a importância dos acervos, conseguiremos mobilizar a população para importante tarefa de preservar", ressaltou o provedor Felipe Moscatello.



Todo o projeto tem a curadoria da Prof. Me. Rosângela Aparecida da Conceição, que vem desde 2017 trabalhando com o acervo, que também contará com a publicação de um catálogo que será lançado em janeiro.

O Museu Conceição de Itanhaém está localizado na Praça Dr. Carlos Botelho, s/n, no Centro Histórico de Itanhaém.


IRMANDADE PROMOVE CONFERÊNCIA COM MONGE BENEDITINO

Com o tema: "A devoção a Nossa Senhora da Conceição no Brasil" a conferência integra as festividades de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém".

No dia 07 de dezembro, na Igreja Matriz de Sant'Anna, a Irmandade recebeu Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB, para a Conferência: "A devoção a Nossa Senhora da Conceição no Brasil".











Dom João Baptista Barbosa Neto, alagoano, monge beneditino desde 2008. Escritor, atualmente é bibliotecário do Mosteiro de São Bento SP. Seu trabalho intelectual extramuros é fundamental para a missão do beneditino, pois para evangelizar e servir é necessário atravessar portas e ultrapassar muros. Entre suas obras, destacamos o livro Cozinhe com os Monges -  As tradicionais receitas do Mosteiro de São Bento. Ele também é colaborador do Projeto de Preservação do Acervo de Têxteis da Irmandade e Prefaciou o Catálogo do projeto, que será lançado em janeiro.

A Conferência é parte das festividades da Padroeira da cidade e contribui muito para elucidar os fiéis e crianças da catequese presentes, sobre a devoção à Nossa Senhora, além de colaborar com um dos objetivos da Irmandade, que é a difusão da devoção mariana.

Na sequência, Dom João, presidiu o último dia da Tradicional Novena de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

A Irmandade agradece imensamente a colaboração de Dom João Baptista e deseja muita perseverança em sua vocação.


domingo, 8 de dezembro de 2019

FESTA DA PADROEIRA É DESTAQUE NO JORNAL DIÁRIO DO LITORAL

A edição impressa e online do Diário do Litoral, publicou hoje matéria sobre a Festa.

Imagem reprodução do Diário do Litoralhttps://m.diariodolitoral.com.br/cultura/a-festa-de-itanhaem-era-a-maior-na-regiao/130860/

Considerada a mais tradicional na cidade, a Festa Nossa Senhora da Conceição, em homenagem à padroeira de Itanhaém, já começou em 29 de novembro com novenas, na Igreja Matriz de Sant´Anna, no centro histórico. O Dia da Padroeira, com missas e a procissão de fieis, é celebrado neste domingo, 8 de dezembro.
"A Festa da Nossa Senhora da Conceição era a maior na região". A afirmação é de uma das devotas mais antigas no município, a professora aposentada Therezinha de Jesus Gatto dos Santos, de 90 anos. Ela relembra os momentos mais marcantes em louvor à padroeira da Cidade.
De família católica, ela sempre participou das festas religiosas que aconteciam em Itanhaém. "Vim de Iguape para morar aqui aos nove anos. Desde criança já participava das celebrações religiosas. Fui uma das filhas de Maria e, depois do casamento, fazia parte da Irmandade Nossa Senhora da Conceição".
Sempre dedicada à padroeira, dona Therezinha conta que a organização dos festejos começava no mês de agosto e cada um era responsável por uma tarefa. "A imagem legítima da santa ficava no Convento Nossa Senhora da Conceição e só saía de lá para participar da procissão".
A programação começava dia 29 de novembro, com as novenas que seguiam até 7 de dezembro, no Convento. A divulgação se iniciava em outubro, nos comércios e nas casas dos moradores. Todos sabiam antes a programação da Festa.
"Para anunciar o começo da Festa, no primeiro dia da novena, às 5 horas, acontecia a alvorada com os fogos e ao som da Banda Municipal", explica a devota.
A primeira missa às 7 horas tinha a participação da comunidade, no Convento. Já o início da novena acontecia às 19 horas no mesmo local. "Todos os devotos subiam a ladeira do Convento, sem reclamar, era a coisa mais linda".
Na época, a decoração do altar era feita com dúzias de palmas brancas. "Nós íamos comprar as flores em Santos, de trem, pois não havia floricultura e nem estrada de rodagem na cidade", conta.
"Nossa Senhora da Conceição era vestida com dois mantos na cor azul, um para a novena e outro para o dia da Festa, confeccionados pela irmã Carolina", lembra.
Cada dia da novena tinha um pregador diferente. "Nós cantávamos a jaculatória - canto em louvor à santa, e a pregação falava sobre a vida de Nossa Senhora. O coral vinha de Santos, ao som de violinos e violoncelo. A regência ficava por conta do maestro Totó Mendes, de Itanhaém".
FÉ E DEVOÇÃO
Antigamente, a Festa era muito prestigiada por moradores de Itanhaém e de outras localidades. "Toda a população se preparava para o grande Dia da Padroeira e vários peregrinos vinham de Itariri, Peruíbe, Mongaguá". O bispo de Santos também marcava presença no dia 8 de dezembro.
Neste dia, os moradores acordavam ao som da Banda Municipal e a alvorada às 5 horas. A missa solene em homenagem à Nossa Senhora da Conceição acontecia às 10 horas, no Convento.
"Após a missa, ao descer e chegar no Cruzeiro, o prefeito fazia uma entrega simbólica da cidade à imagem de Nossa Senhora", destaca.
A procissão começava às 18 horas, momento em que a imagem descia a rampa do convento e os fieis seguiam o cortejo pelo Centro Histórico até a rua Cesário Bastos.
Na volta, a imagem subia novamente ao Convento. "Ao chegar lá, o padre fazia a Benção do Santíssimo e os devotos agradeciam emocionados, encerrando a Festa".
Na opinião da devota hoje muita coisa mudou, até as celebrações religiosas não acontecem como antes. O Convento segue fechado ao público devido às obras de restauração.
Dona Therezinha garante "apesar de não poder mais ajudar na organização, vou prestigiar a missa solene, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, neste domingo".
PROCISSÃO E MISSAS
A programação da Festa da Nossa Senhora da Conceição iniciou com a visita da imagem nas paróquias e as novenas que seguiram até sábado na Igreja Matriz de Sant´Anna, no centro histórico.
Também no sábado aconteceu uma palestra com o monge Dom João Batista, do Mosteiro de São Bento, da Capital. O tema foi "A devoção à Nossa Senhora da Conceição no Brasil", na Matriz.
Hoje, Dia da Padroeira, haverá missa às 8 horas na Igreja Matriz, e às 10 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Ao meio dia, tem um almoço no Centro Comunitário.
O ponto alto da Festa é a missa solene às 17 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição e, logo após, a procissão luminosa com a imagem seguindo em direção à Igreja Matriz. O encerramento será às 19h30, na Matriz.
À noite, acontece a abertura de uma exposição com acervo de 182 peças de roupas religiosas antigas, trazidas por meio do Proac. A exposição pode ser vista no Museu Conceição de Itanhaém, até fevereiro.
Felipe Moscatelo, provedor da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, conta que a imagem chegou em 8 de dezembro de 1560, na então Vila Conceição de Itanhaém.
"É a imagem mariana mais antiga do Brasil. A celebração existe desde antes da criação da Paróquia. Buscamos manter essa tradição religiosa tão importante para a cidade", conclui.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

IGREJA MATRIZ ACOLHE A PADROEIRA DA CIDADE

Trazida pela Comunidade N. Sra. Aparecida do Savoy, Padroeira é recebida na Matriz para início da Quadrissecular Novena.



Irmandade e Comunidade Paroquial acolheram hoje (29/12) na Igreja Matriz de Sant'Anna a imagem da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

A Padroeira percorreu as Comunidades e Paróquias da cidade, desde o dia 18 de novembro e chegou hoje na Matriz para o início da Tradicional Novena.

Esse ano damos um destaque para a Novena, que volta a ser realizada com seu rito Completo, com a Benção do Santíssimo Sacramento todos os dias.

sábado, 19 de outubro de 2019

CORAÇÃO DA PADROEIRA ABRE AS FESTIVIDADES 2019

Crianças da catequese coroaram a imagem da Padroeira da cidade que percorrerá as comunidades e paróquias da cidade até 29/12.

Nesta segunda (18/10) na Igreja N. Sra. da Conceição, aconteceu a Coroação de Nossa Senhora e a Missa Solene de Abertura das Festividades da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.
Até o dia 28/11, a imagem percorrerá as comunidades e paróquias da cidade, chegando dia 29/11 na Igreja Matriz de Sant'Anna para o início da quadrissecular Novena.




 









(fotos de Beatriz Hillesheim Mondo e Felipe Moscatello)


terça-feira, 15 de outubro de 2019

IRMANDADE E PARÓQUIA DIVULGAM PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PADROEIRA 2019

Dentre a programação, destacamos a Quadrissecular Novena que esse ano será realizada antes da missa, às 18h30 e com o seu ritual completo, incluindo a Benção do Santíssimo Sacramento.

Em reunião realizada, ontem (25/10), foi lançada a Programação Oficial da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, que este ano terá início no dia 18 de novembro, com a Coroação da Padroeira, na Comunidade N. Sra. da Conceição, pelas crianças da catequese e início da visita da imagem nas comunidades e paróquias da cidade, chegando na Igreja Matriz em 29/12 para a tradicional Novena.
Confira o cartaz alusivo à Festa.


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

BISPO CONCEDE APROVAÇÃO ECLESIAL DA NOVENA DA PADROEIRA

A Declaração de "Nihil Obstat" foi publicada na última sexta, dia 04 de outubro.


O Bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, encaminhou essa semana ao Provedor da Irmandade, Felipe Moscatello, o documento de Aprovação Eclesiástica da Novena da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. 
A Declaração informa que o texto secular do Ritual da Novena, não apresenta nada contrário a doutrina da Igreja.
Essa Declaração era um anseio antigo da Irmandade, e além de garantir a preservação da tradição da Novena, demonstra a unidade da irmandade com a Igreja, através do Pastor que é o Bispo Diocesano.
Acesse o documento na íntegra clicando AQUI.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

IRMANDADE BUSCA PARCERIA COM ARTISTAS DE RUA


A Irmandade, com o intuito de firmar parceria com ARTISTAS DE RUA, das áreas de Música Instrumental, Canto, Teatro e Dança, abre a partir de hoje um Chamamento Público para Credenciamento de Artistas de Rua. As inscrições vão até o dia 07 de janeiro.

Os interessados podem acessar o EDITAL e o FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO ONLINE, através da página oficial no endereço eletrônico: 

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

segunda-feira, 8 de julho de 2019

sábado, 6 de julho de 2019

ACESSO AO CONVENTO É RESTRITO PARA OBRAS

Durante as obras, acesso ao Convento ficará restrito para segurança.
 

Um portão foi instalado na rampa de acesso ao Convento, a fim de garantir a segurança dos visitantes e contribuir para a execução das obras de manutenção e restauro.
De acordo com cronograma estabelecido em acordo com o Ministério Público e IPHAN, o período para conclusão dos trabalhos é de aproximadamente dois anos e meio.

A responsabilidade das obras está a cargo de uma equipe técnica da Mitra Diocesana de Santos.

terça-feira, 2 de julho de 2019

IMAGENS HISTÓRICAS DO CONVENTO SÃO REMOVIDAS PARA INÍCIO DAS OBRAS

As imagens ficarão acondicionadas em local apropriado designado pela Mitra Diocesana.




A fim de garantir a preservação das obras de arte, a equipe da Mitra Diocesana de Santos, realizou essa semana a remoção das imagens históricas do Convento.
Essa retirada se faz necessária, devido ao início das obras de manutenção e restauro, que já estão iniciando.
Uma transportadora especializada foi contratada para realizar a retirada, acondicionamento e transporte das peças para que não sejam danificadas.




sexta-feira, 28 de junho de 2019

TENDA INVERNO QUENTE TRAZ DIVERSAS ATIVIDADES

Iniciativa da Irmandade o evento acontece de 05 a 9 de julho no Calçadão e traz diversas atrações, além de diversificada praça de alimentação com delícias de inverno.


A partir da próxima sexta-feira, 05 de julho, a Irmandade traz para o Calçadão do Centro Histórico a "TENDA INVERNO QUENTE", que promete aquecer o inverno da cidade com várias atrações artísticas e também uma diversificada praça de alimentação com delícias de inverno. 
Parte da renda será revertida para as obras a Irmandade e também estará colaborando com entidades parceiras como a UBRAJUV, a União Estudantil e a Igreja Matriz de Sant'Anna.

"Esse evento é uma alternativa, para não deixarmos passar em branco o já tradicional Festival de Inverno, que realizamos no Convento, que em virtude da interdição do local, não poderá ocorrer", explica o Provedor da Irmandade, Felipe Moscatello.

A Tenda Inverno Quente é uma iniciativa da Irmandade e tem o apoio do Departamento Municipal de Cultura, com a  cessão das tendas e dos patrocinadores destacados no cartaz do evento,  acontecerá na Praça da Matriz (Calçadão), entre os dias 05 e 09 de julho, sempre a partir das 18h.


segunda-feira, 17 de junho de 2019

PORTAL G1 E A TRIBUNA PUBLICA MATÉRIA SOBRE O CONVENTO


Em ambas as páginas jornalísticas foi veiculada matéria referente ao acordo do MP com a Mitra Diocesana de Santos.



O Ministério Público Federal (MPF) firmou um acordo com a Mitra Diocesana de Santos (SP) para garantir a restauração e revitalização da Igreja e do Convento Nossa Senhora da Conceição, localizados em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O conjunto é considerado um bem do patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Igreja e o Convento Nossa Senhora da Conceição estão localizados no alto do Morro Itaguaçu. A Igreja foi construída em 1533, sendo uma das mais antigas igrejas do Brasil. Em 1659, ela foi doada para a Ordem Religiosa dos Franciscanos que, entre 1699 e 1713, construiu uma nova igreja e um convento para moradia dos frades, que habitam o local até hoje. O conjunto reúne um acervo museológico e artístico com imagens sacras, santos, azulejos e vitrais de Benedito Calixto.

Em 2011, o MPF propôs a ação civil pública visando a restauração e a conservação do bem tombado. Na ação, que tramita na 1ª Vara Federal de São Vicente, o Iphan apresentou projetos de recuperação.
Recentes vistorias realizadas pelo órgão e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) concluíram que os trabalhos realizados pela Diocesana de Santos, proprietária do bem, não foram suficientes. Atualmente, o local está fechado para visitação, após laudo técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontar riscos de danos nas estruturas.

Após reuniões entre o MPF, representado pelo procurador da República Antonio José Donizetti Molina Daloia, e a Mitra Diocesana de Santos, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A Mitra Diocesana se comprometeu a executar as obras necessárias para a restauração e a revitalização do conjunto no prazo de dois anos e meio, sob pena de multa diária. As obras devem ser iniciadas a partir de 1º de julho de 2019 e devem ser realizadas por profissionais devidamente qualificados.



quarta-feira, 12 de junho de 2019

ACORDO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO POSSIBILITARÁ RECUPERAÇÃO DO CONVENTO

A Mitra Diocesana firmou um TAC com o Ministério Público Federal, comprometendo-se com as obras necessárias para a segurança e reabertura do imóvel.

Em reunião realizada entre os representantes da Mitra Diocesana de Santos e o Procurador da República Sr. Antônio Daloia, no último dia 03 de junho na sede Procuradoria da República em Santos, foi assinado um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, onde a Mitra assume o compromisso de iniciar obras de manutenção e recuperação do Complexo Arquitetônico do Convento, a partir do dia 1º de julho. 

As intervenções deverão obedecer a um cronograma estabelecido pelo IPHAN em acordo com os técnicos da Mitra, com uma previsão de aproximadamente dois anos e meio de obras.

Desde julho de 2016, o patrimônio vem sendo administrado pela Irmandade, através de um convênio firmado com a Mitra Diocesana de Santos, que proporcionou um resgate da pertença da população com o local, ampliou e diversificou a programação de atividades e ações, no entanto, por ser uma propriedade da Mitra Diocesana de Santos, esta fase de obras não contará com a intervenção da Irmandade.

Confira a íntegra do documento TAC, através do link: 


sexta-feira, 10 de maio de 2019

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ALARMES AMPLIA SEGURANÇA DO CONVENTO

Reorganização do orçamento destinado ao Projeto de Preservação dos Acervos de Têxteis proporcionou o custeio dos trabalhos.


Para garantir maior segurança ao Convento e o rico patrimônio nele abrigado, a Irmandade reestruturou o sistema de alarme e monitoramento do local, modernizando o sistema interno já existente e ampliando a cobertura para o piso inferior onde atualmente abriga o espaço da copa e cozinha e depósito, além das áreas externas, acesso lateral esquerdo, pelourinho e corredores dos arcos.

Ao todo foram investidos aproximadamente 2 mil reais em equipamentos (sensores, teclado de senha, controles remotos, sensores dual externos IVM de calor e presença e dual IVP interno e sensores de abertura nas portas de acesso externo), executados pela Empresa PERSEG de monitoramento, que já mantém contrato com a Irmandade.

Além da aquisição dos novos equipamentos, foram revisados os já existentes e trocados diversos sensores, fiação e antena de sinal de rádio para melhorar agilidade da informação à central de monitoramento.

Os recursos utilizados foram divididos em 75% advindo da verba do Projeto de Preservação dos Acervos de Têxteis (PROAC) e 25% recursos próprios da Irmandade.
A liberação do recurso foi possível através de justificativa formal encaminhada pela provedoria da Irmandade, fundamentada através dos diversos boletins de ocorrência das invasões ocorridas nos últimos meses.

A modernização proporcionou ainda o particionamento do sistema de alarme, possibilitando o acesso das equipes terceirizadas de trabalhos nas áreas externas e piso inferior, através de acionamento independente de alarme e também reorganização dos molhos de chaves de cada setor.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

PARCERIA GARANTE INTERNET GRATUITA PARA O CONVENTO

A Empresa WSNET torna-se uma "Amiga do Convento" passando a fornecer o serviço de internet gratuita para o Convento.


A empresa WSNET passa a integrar o quadro dos "Amigos do Convento" a partir de hoje, através de parceria firmada com a Irmadade.
A colaboração é fruto da divulgação feita pelo também  "Amigo do Convento", o jornalista Odinei Ribeiro, que após divulgar em suas redes sociais o apelo de ajuda para o patrimônio, proporcionou o acordo.

"Desde que reassumimos a gestão do Convento, em julho de 2016, sobrevivemos apenas da contribuição dos turistas e visitantes, de eventos de arrecadação e doações, com a interdição do Convento, perdemos grande parte da receita. Apesar do local estar fechado ao público, os trabalhos de elaboração dos projetos e captação de recursos continuam internamente e as despesas básicas, como energia elétrica, segurança e monitoramento, permanecem; e a internet é fundamental, sobretudo para o sistema de monitoramento do espaço", ressaltou Felipe Moscatello, provedor da Irmandade.

Agradecemos a empresa WSNET, na pessoa dos Srs. Wagner e Irene, que gentilmente passou a oferecer o serviço de INTERNET para o Convento por intermédio do nosso amigo Odinei Ribeiro.



domingo, 7 de abril de 2019

PORTAS DO CONVENTO RECEBEM REPAROS

As portas foram reparadas e receberam reforço nas fechaduras além de novos trincos para garantir maior segurança.



Diversas portas do Convento receberam essa semana reforços e novas fechaduras, trincos e cadeados mais residentes. Essa ação faz parte do processo para garantir mais segurança ao patrimônio que está sendo desenvolvido pela Irmandade. 
Para o provedor Felipe Moscatello, melhorar a segurança é fundamental, "o Convento vem sendo alvo de diversos arrombamentos, por isso com essas ações de melhoria da segurança, vamos garantir que nosso patrimônio esteja salvaguardado".  

Esse trabalho com as portas é uma das iniciativas do processo que contará ainda com a manutenção do atual sistema de alarmes e monitoramento, além da instalação de novos equipamentos que garantirão ampliarão a cobertura de alarmes e câmeras em toda a área do complexo.

Agradecemos o apoio do Engenheiro Hilman Kruger, da empresa TOTEM, Projetos, Obras e Piscinas, que patrocinou a recuperação e reforço das portas.



quinta-feira, 4 de abril de 2019

REUNIÃO COM PREFEITO E TÉCNICOS DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CONVENTO

A reunião tratou a respeito das obras emergenciais para reabertura do Convento e sobre o recursos necessários para a obra e também segurança do patrimônio


Na última terça-feira (02/04) a equipe técnica da Irmandade, representada pelos arquitetos Cristiana Sales e Diogo Cavallari, juntamente com representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos para tratar dos próximos passos para a reabertura do Convento.

Na ocasião a equipe pode apresentar ao prefeito e demais autoridades presentes todo o projeto de revitalização do Convento e entorno e foi também discutida a necessidade de investimentos em segurança para o local.

.

sábado, 23 de março de 2019

NOVO ATENTADO CONTRA O CONVENTO


Com muita pesar e preocupação, comunicamos que o nosso Convento, foi novamente alvo de bandidos e marginais.
Em visita ao local nosso Provedor constatou o estrago que estão nas fotos...

Contamos com o apoio de todos para que divulguem a ajudem a cobrarmos uma atitude das autoridades...
ATÉ QUANDO ISSO VAI CONTINUAR?!

CLIQUE AQUI PARA VER O ÁLBUM DE FOTOS.



quinta-feira, 21 de março de 2019

IRMANDADE FIRMA CONVENIO COM ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS

A assinatura do Convenio de Cooperação Técnica com a AEAI, é um importante passo no processo de revitalização do Convento.

Texto e foto: AEA Itanhaém


No último dia 19 de março, na sala de eventos José Bobrovsky Neto, na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, realizou-se o evento da assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica entre a Associação e a Irmandade. O objetivo desse convênio é através do seu quadro de associados profissionais, orientar, fiscalizar e realizar, qualquer tipo de intervenção no Convento que se refere a sua reforma ou restauro.  Entre convidados, profissionais associados, autoridades locais, participantes da Irmandade; estava presente o Engenheiro Civil Arthur Ferreira, Gerente do CREA-SP da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira. “ Infelizmente estamos perdendo as nossas memórias. Situações como essa do Convento é muito triste, são histórias de muitas pessoas, que devem ser preservadas. Esse convênio da Associação com a Irmandade é muito importante e emocionante. Fiz questão de estar aqui presente e fazer parte desse evento. Parabéns Hilman pela iniciativa, parabéns a Irmandade, e quem ganha é toda a comunidade de Itanhaém”, a firma Arthur.

Estava presente também o Diácono Ernesto Bechelli. Nascido em Itanhaém, sempre esteve vinculado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde desenvolveu seus trabalhos pastorais em diversos campos. Foi ordenado diácono permanente em 2009 pelas mãos de Dom Jacyr Francisco Braido em Santos. “A parte técnica é fundamental nesse processo e muito bem vindo à iniciativa da Associação,  sou integrante da Irmandade há muito tempo e temos grandes dificuldades,  e com esse convênio com certeza teremos mais oportunidades  em atingir nossos objetivos.  Nós que nascemos em Itanhaém temos o Convento como um grande ponto de referência de nosso passado  que não pode ser perdido, importante unir as forças públicas, privadas, para manter essa memória viva. Parabéns pela iniciativa” conclui Ernesto.

A arquiteta Cristiana Sales estava presente ao evento. Cristiana em conjunto com mais dois profissionais da arquitetura; Diogo Cavallari e Mariah Peruzzo desenvolveram o projeto de Restauro Conservativo que foi amplamente aprovado pela Associação. “Preciso agradecer a Associação por ter acolhido a causa do Convento.  Esse evento oficializa o apoio da Irmandade e da Associação ao Projeto de Revitalização. Na verdade esse apoio já vem acontecendo há muito tempo e hoje estamos formalizando esse trabalho.  É muito importante ter os profissionais dividindo as novas etapas do projeto. Gostaria de esclarecer que  apresentamos o projeto no Iphan (Estadual) e Condephaat (Federal) que são os órgãos  que gerenciam os Patrimônios Históricos. Foram impressas mais de cem folhas de projeto e todas, sem custo, realizadas aqui na Associação.  Quero agradecer em nome de toda a classe de profissionais o apoio de vocês, e vamos continuar, muito obrigada”.

Felipe dos Santos Moscatello, Provedor da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, falou também da importância desse convênio. “Falar do Convento é algo importante, mas não podemos esquecer-nos da Irmandade que começou lá no início quando éramos a Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.  Nós que estamos à frente da Irmandade precisamos levar a nossa história para a próxima geração. Quem conhece o passado, entende o presente e projeta o futuro.  Essa parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos e sem dúvida algo fundamental  nessa etapa que estamos  para revitalizar o Convento.  Mesmo com poucos recursos conseguimos revitalizar algumas áreas, trazer a comunidade para o Convento através de eventos e palestras. Nosso objetivo principal é aproximar  a comunidade do patrimônio histórico, se não tivermos a comunidade amando o seu bem patrimonial, nada adianta preservar. Quem preserva não é a Irmandade, quem preserva é a comunidade que precisa ter amor, carinho pelo patrimônio cultural. Esse é o nosso principal objetivo, e tenho certeza de que com esse convênio estamos dando mais um passo em prol da revitalização do nosso Convento.  Muito obrigado a todos”.

Estava presente o jornalista esportivo Odinei Ribeiro. Começou na Rádio Anchieta em Itanhaém sua cidade natal. Depois foi para as rádios de Santos: Atlântica, Guarujá, Clube, A Tribuna/CBN, Cultura e Santa Cecília FM. Também trabalhou nas rádios Metropolitana de Cambé/PR, SAT FM Itanhaém, 105 FM SP e nove anos na rádio Record SP. Hoje é narrador dos canais Sportv e PFC do sistema Globo.

“ Nasci aqui em Itanhaém, por conta da minha profissão viajo muito e falo da cidade em todos os cantos do Brasil. As pessoas falam muito da Mulheres de Areia do Convento e da Igreja. Outro dia estava  em Londrina e ao lado do hotel que estava hospedado tinha uma Catedral,  e exatamente ao meio dia o sino tocou.  Lembrei que na minha infância em Itanhaém, ao meio dia, tocava o sino da Igreja, era hora de ir pra casa almoçar. Às 18 horas era hora de tomar banho e terminava mais um dia. Era referência os sinos da Igreja.  Um amigo enviou uma foto onde mostrou o sinos da Igreja amarrado com corda, é muito triste. Aquele sino que era o meu relógio, que marcava todos os dias a minha vida, abandonado. Sou apaixonado pela minha cidade, e a defendo sempre em qualquer lugar ou ocasião.  Fico muito triste de  ver  aquilo que marcou minha época, fez parte da minha existência, ser destruído e abandonado.  Eu sou Itanhaém sempre, agradeço muito as pessoas que me ajudaram  a estar onde estou hoje,  e podem contar comigo, quero retribuir o que cidade fez por mim, simples assim...” finaliza Odinei.

O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém o Engenheiro Civil Hilman Edward Kruger, também manifestou a posição da entidade de classe.
“Nós engenheiros somos muito céticos, somos  preocupados com a lógica, e acaba esquecendo a nossa principal função dentro da comunidade. Nós fiscalizamos os profissionais com o CREA,  e quando a Luciana Zion trouxe o projeto de Restauração do Convento, isso abriu as questões  que ultrapassam a lógica. É triste ver aquele patrimônio naquelas condições em que se encontra. Estamos aqui para auxiliar no que for preciso na parte técnica, temos profissionais em todas as categorias necessárias que participam da Associação. A Irmandade pode contar com uma equipe de profissionais extremamente capacitada  e que entende da importância do patrimônio histórico para a cidade de Itanhaém.  Queremos restaurar esse patrimônio, colocá-lo de volta para a sociedade, mas o trabalho não termina, temos também o entorno do Convento que é outro projeto muito bem elaborado por essa trio de arquitetos (Cristiana, Mariá e Diego) sem precedentes. Quero agradecer ao Odinei pelo ponta pé inicial que você deu nessa questão do Convento, agradecer ao Arthur que está sempre presente em nossas ações, a todos os profissionais presentes e a vocês que vieram prestigiar o nosso evento, muito obrigado a você Felipe por confiar em nosso trabalho, obrigado a todos”, encerra Hilman.

Entres os depoimentos e conclusões, o Convênio de Cooperação Técnica entre a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém e a Irmandade Nossa Senhora da Conceição, foram assinados. Após essa solenidade foi exibido um vídeo institucional do convento. Queremos registrar também a participação da TV Tribuna que realizou um “link” ao vivo no Jornal da 2ª Edição do dia 19, e veiculou uma matéria completa no Jornal da 1ª Edição do dia 20. Veja as fotos em nossa galeria.

Confira a galeria de fotos e cobertura completa do evento em: https://www.aeaitanhaem.com.br/noticias:associacao-assina-convenio-tecnico-com-a-irmandade