terça-feira, 28 de janeiro de 2020

IRMANDADE LANÇA CATÁLOGO COM ACERVO HISTÓRICO

A publicação traz informações inéditas sobre o Acervo Têxtil da instituição, além de informações históricas.

Da esquerda p/ direita: Diac. Ernesto Bechelli; Provedor Felipe Moscatelo; D. João Batista, OSB; Prof. Rosângela A. Conceição
 O catálogo “Destaques do Acervo” apresenta parte do acervo têxtil, constituído de remanescentes de paramentos litúrgicos e têxteis utilizados no contexto religioso, como os mantos de imagem e estandartes processionais, confeccionados pela Irmandade para os festejos da Padroeira.
O evento aconteceu na Igreja Matriz de Sant'Anna , no último sábado, dia 25 de janeiro e além de contar com uma visita monitorada à Mostra "Preciosidades", que está em cartaz no Museu Conceição de Itanhaém, o público adquiriu maiores conhecimentos sobre o assunto através das Conferências proferidas pelo Monge Beneditio Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB e pela Prof. Me. Rosângela Aparecida da Conceição.
O provedor Felipe Moscatello, destacou a importância de ações como esta: "A Cultura é nosso maior tesouro! A nossa Irmandade tem uma riqueza imensa, mas ela não vale de nada se não for difundida, por isso, com o lançamento dessa publicação, damos um importante passo no compartilhamento desse tesouro".
Para chegarmos ao lançamento do catálogo, foi um processo de mais de dois anos de estudos, iniciou-se com uma análise preliminar e posterior levantamento histórico-artístico do acervo de têxteis litúrgicos, foram feitas duas visitas técnicas pela Profa Me. Rosângela Aparecida da Conceição, nos meses de setembro e novembro de 2017, resultantes do contato feito pela Irmandade, onde se observou que parte das peças remanescentes apresentavam similaridades com outras existentes em acervos, como o da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo e do Mosteiro de São Bento de São Paulo, onde desenvolvera estudos para documentação e catalogação. Como resultado das pesquisas sequentes, foi verificado que o acervo têxtil atual é composto predominantemente por peças de uso litúrgico, em um arco temporal de aproximadamente três séculos, dos séculos XIX ao XXI.
Em janeiro de 2018, fora realizada no Convento, uma mostra, com uma pequena parte do acervo, sob sua curadoria.
Outra fonte de estudos para compreensão sobre a formação do acervo foram as atas da Irmandade, material inédito, cuja seleção e transcrição de atas, aqui publicadas, revelaram a participação de Benedicto Calixto de Jesus (1853 -1927) como membro desta Irmandade, um aspecto altamente relevante ao estudo de sua biografia.
Ao se projetar o catálogo, material de divulgação da iniciativa agraciada no Edital de Preservação de Acervos 18/2018, do Programa de Ação Cultural (PROAC), promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo, se pensou em sua utilidade tanto de natureza pastoral quanto aos vinculados às ações de educação patrimonial. Neste sentido, a preservação do patrimônio têxtil se alinha às propostas atuais delineadas pela Igreja Católica Apostólica Romana e de órgãos de preservação do patrimônio nacionais e internacionais, como o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional, o IPHAN e o International Council of Museum, o ICOM.
Esta obra é prefaciada pelo monge beneditino Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB, do Mosteiro de São Bento de São Paulo. Um breve histórico da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, traçado pelo Prior Felipe Moscatello e fotos de Marcos Rogério Meneghessi. Os demais textos, descrições, transcrições, versões para língua portuguesa são de Rosângela Aparecida da Conceição, organizadora do catálogo. Para aprofundamento, o leitor encontrará a descrição e o significado das peças no Glossário; nas Referências bibliográficas, há a seleção de documentos e materiais sobre o assunto.
De maneira especial, agradecemos a Irmã Meire Aparecida de Souza Pereira, proponente do Projeto e a equipe de trabalho composta pela Arquiteta Cristiana de Sales Oliveira e Souza e a Assistente técnica Heloisa Helena de Melo Pereira e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Cabe ressaltar que este trabalho reflete a colaboração e o auxílio de religiosos de instituições como o Mosteiro de São Bento de São Paulo, da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo; dos conservadores Fernanda Barbosa, Tesouro-Museu da Sé de Braga; Ana Kol, Museu Nacional de Arte Antiga; Marcos de Lima Moreira, do Museu da Obra Salesiana no Brasil; do Prof. Dr. Mateus Rosada, do Me. Rafael Schunk e Michele Silva Joaquim, aos quais são dirigidos os agradecimentos pela recepção em visitas técnicas, fornecimento de materiais bibliográficos e fotográficos, revisão de textos e de transcrições, subsidiando todo o processo de documentação do acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário