sábado, 30 de dezembro de 2017

MOSTRA "PRECIOSIDADES" EM CARTAZ A PARTIR DE JANEIRO

Parte dos acervos de paramentos litúrgicos do Convento e da Irmandade poderão ser contemplados na exposição.


Desde do momento em que a Irmandade reassumiu a gestão do Convento, em julho de 2016, um grande empenho vem sendo realizado no sentido de salvaguardar o patrimônio.
Através do Programa de Revitalização "Viva Convento", atividades de manutenção, adequação do ambiente, recuperação e registro de acervo, eventos culturais, educativos e religiosos estão reavivando o local e resgatando o sentimento de pertença da sociedade para com o patrimônio.

Um dos trabalhos que a Irmandade vem dando atenção especial é para os acervos, conforme explica o provedor Felipe Moscatello: "Assim que chegamos ao Convento, nos deparamos com uma grande quantidade de paramentos, alfaias e acessórios que se encontravam em uma sala com muita umidade e sem nenhum tipo de preservação, a princípio, sem saber o que fazer, realocamos as peças em um outro local mais arejado e menos úmido. Após quase um ano de um árduo trabalho de contatos e parcerias (network), conhecemos a Prof. Rosângela, que voluntariamente aceitou incluir o acervo em seus trabalhos de pesquisa e contribuir na preservação dos mesmos".

O fruto da parceria, resultou no início de um trabalho de limpeza técnica tanto no acervo têxtil do Convento como também no da Irmandade, e que agora parte poderá ser contemplado na Mostra "Preciosidades", que entra em cartaz no próximo dia 06 de janeiro no Convento.

O Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém funciona de terça a domingo das 9h às 18h e para a visitação nas alas de exposição o visitante contribui com um ingresso no valor de R$ 5,00 (exceto para a igreja). Durante o período de alta temporada (dezembro a fevereiro) o horário é estendido de domingo a domingo das 9h às 20h.


sábado, 18 de novembro de 2017

IRMANDADE AVANÇA NOS TRABALHOS DE SALVAGUARDA DO CONVENTO


Grandes parcerias estão possibilitando estudos sem precedentes, visando a revitalização do patrimônio.


Aluno da Universidade de Firenze com Scanner Digital
A Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, atual gestora do Convento N. Sra. da Conceição de Itanhaém, além do empenho de reaproximação da comunidade com o patrimônio, através de diversas atividades, religiosas, culturais e educacionais, está avançando no trabalho de preservação e salvaguarda do patrimônio.

Através de convênio junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo - SEDECTI e a Prefeitura de Itanhaém, durante o mês de setembro e outubro o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de SP, está realizando o Laudo Técnico do Convento através de inspeções e ensaios para análise estrutural e avaliação da sanidade biológica do madeiramento e análise estrutural de telhados, forros e pisos de madeira.
Análise Técnica do IPT

Ainda visando subsidiar o futuro projeto de restauro da edificação, uma parceria com a Empresa EMBRATOP Geotecnologias – especialista em topografia que fará o escaneamento completo do edifício que irá formar a base do Projeto Executivo para os órgãos de preservação. Outra parceria com a USP e Universidade de Firenze – Itália, trouxe alunos de arquitetura para realizar o mapeamento de todo o prédio, através de um processo de alta tecnologia, que será objeto de estudo e análise das patologias existentes, iniciativa da Pesquisadora da USP, a Prof. Dra. Regina Helena Viera Santos, pós-doutoranda em Firenze e tem a coordenação do Prof. Stefano Bertocci.

Ressaltamos que todo esse avanço só está sendo possível graças a uma reestruturação no processo de gerenciamento do Convento, proposta pela provedoria da Irmandade, juntamente com um corpo técnico composto pelas Arquitetas Cristiana Sales, Mariah Peruzzo (que estão iniciando um projeto ad exito) e o engenheiro Claudioni Francisco da Silva.

Todo este processo está em conformidade com as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, o qual orienta e fiscaliza, através da arquiteta Eneida Ferraz Cruz, responsável por nossa região, e em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico – CONDEPHAAT.

Acompanhe mais fotos do trabalho nos links abaixo:



sábado, 30 de setembro de 2017

SONS DO CONVENTO TRAZ ORQUESTRA DE CORDAS

O evento dá início ao projeto "Sons do Convento", que pretende realizar apresentações de música erudita a cada terceiro domingo do mês na igreja do Convento,


No próximo dia 17 de setembro, a Irmandade lançará o "Sons do Convento", ação que faz parte do Programa de Revitalização "Viva Convento" e tem o intuito de ampliar a visibilidade do patrimônio e proporcionar apresentações de repertório erudito na cidade.

A proposta é promover a cada terceiro domingo do mês uma atração de música erudita, criando assim um novo nicho cultural, e como estréia teremos o concerto da "Orquestra de Cordas Sinfônica de Santos", que promete encantar o público com repertório diversificado.

"O Convento tem um potencial imenso, muito maior do que imaginamos, e a partir dessas atrações que estamos promovendo, iniciamos uma nova fase que visa atrair a sociedade e resgatar o sentimento de pertença e cuidado com o patrimônio, que deve ser, antes de mais nada, sentido, curtido, para que a sua preservação seja uma consequência", ressaltou Felipe Moscatello, provedor da Irmandade.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PRESERVAÇÃO DO ACERVO TAMBÉM É PREOCUPAÇÃO DA IRMANDADE

Irmandade firma parceria para estudos e preservação do acervo de têxteis do Convento e da própria instituição.

A convite do provedor Felipe Moscatello, a Profª Me. Rosângela Aparecida da Conceição realizou duas visitas técnicas, respectivamente nos dias 8 e 9 de setembro, onde fora iniciado o levantamento histórico-artístico do acervo têxtil, localizado no Convento de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

Em análise preliminar, a professora observou que entre as trinta e seis peças selecionadas, algumas apresentam similaridades ao ser feito o confronto com outras peças existentes em acervos nos quais desenvolve seus estudos, como o da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo; e do Mosteiro de São Bento de São Paulo, cujos estudos são realizados sob supervisão de João Rossi, restaurador do Mosteiro, acompanhamento de Dom João Baptista, OSB, com a autorização de Dom Abade Matthias Tolentino Braga, OSB. No entanto, a continuidade das pesquisas em outros documentos, bem como a discussão com outros colaboradores poderão trazer mais informações sobre a origem, proveniência e datação das peças em análise.

Também observa que é possível perceber a fé dos devotos da Imaculada Conceição de Itanhaém ao serem vistos os nove mantos feitos para procissões e outras festividades da Padroeira, demonstrando o cuidado na execução dos detalhes e escolhas de seus ornamentos. Como ex-votos estas peças merecem a atenção e a admiração.

Este trabalho resulta do contato fortuito entre os membros da Irmandade e a pesquisadora, presentes no Simpósio sobre Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico, organizado pela Arquidiocese de São Paulo, realizado nos dias 25 e 26 de agosto de 2017, no Teatro TUCA/PUC-SP.

"Ao buscar auxílio especializado a Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém mostra a sua grande preocupação em zelar e preservar, em suas dimensões histórico-artísticas, o seu patrimônio religioso, constituído ao longo dos séculos, composto pelo seu conjunto arquitetônico, escultórico, pictórico e têxtil, frutos da fé e devoção a Imaculada Conceição de Itanhaém. Um passo importante e louvável", ressalta a pesquisadora.

De acordo com a professora, o levantamento histórico-artístico é a fase inicial que dá suporte aos demais processos para constituição de um museu, tendo suas considerações pautadas na pesquisa tanto na história da arte e museologia quanto nas determinações prescritas pela Santa Sé no que concernem aos cuidados com os templos e seus ornamentos previstos no Direito Canônico, em documentos e orientações para a criação de museus eclesiásticos, como a Carta Circular  - A função pastoral dos museus eclesiásticos, elaborada pela Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, publicada em 2001, por exemplo. Considera que qualquer decisão deve ser ancorada no estudo sistemático dos objetos e suas funções litúrgicas e devocionais, para que se tenha a real compreensão da dimensão religiosa e de seu valor histórico-artístico, em discussões profundas sobre a destinação e guarda do acervo, procurando evitar o descarte ou a destruição dos paramentos e ornamentos sacros pelo desconhecimento dos documentos e orientações citadas anteriormente.

De acordo com Moscatello, "Através desse trabalho que estamos iniciando, esperamos que o devoto, o citadino ou o turista, possam usufruir da beleza e conhecer os paramentos, complementos litúrgicos e as vestes da Padroeira, dos mais diversos pontos de vistas, seja o religioso, o artístico ou o histórico"

Importante salientar que o acervo ainda passará por outras fases para sua devida organização, guarda e posterior exibição nas dependências do Convento, em mostras temporárias, conforme a condição de conservação das peças.

A Irmandade, sempre visando a salvaguarda do patrimônio e buscando recriar o sentimento de pertença na comunidade, convida a todos os interessados a somar forças para que o Programa “VIVA CONVENTO” se fortaleça cada vez mais. 

Veja outras imagens clicando AQUI.


domingo, 27 de agosto de 2017

IRMANDADE PARTICIPA DE SIMPÓSIO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL CATÓLICO

Refletir e discutir a problemática do patrimônio material e imaterial, cultural e artístico católico, foi o tema abordado na visão de vários especialistas.


Visando ampliar a capacidade de compreender as complexas questões inerentes ao patrimônio, Irmandade na pessoa de seu provedor, Felipe Moscatello e da gerente do Convento, Heloisa Melo, participou do "Simpósio de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico", promovido pela arquidiocese de São Paulo e Fundação São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto na PUC/SP.

O Simpósio teve como objetivo refletir e discutir a problemática do patrimônio material e imaterial, cultural e artístico católico, a partir do documento "Acordo Brasil - Santa Sé", ampliado e promulgado em 11 de fevereiro de 2010, promover maneiras de materializar esse Acordo, a partir dos temas eleitos para as conferências e discussões, de modo a tornar possível a difusão desse conhecimento, explicitando a importância da construção da identidade histórica brasileira, assim como maneiras de viabilizar os caminhos processuais acerca dos modos de preservação de seus bens culturais.
Heloisa Melo, D. Odilo Scherer e Felipe Moscatello

Dentre as diversas reflexões abordadas no evento, destaca-se as palavras de Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, que participou ativamente do evento: "Todo patrimônio católico, material ou imaterial está a serviço da vida", e destacou ainda a importância da preservação do patrimônio histórico como herança cultural.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

CONVENTO FAZ PARTE DO ROTEIRO TURÍSTICO DO RODA SP

Convento está incluído em 3 roteiros diferentes dentre os 13 contemplados  pelo Programa.

O Roda SP é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por intermédio de sua Secretaria de Turismo, que visa promover e desenvolver o turismo paulista. Consiste em um programa itinerante composto de ônibus de turismo que percorrem diversas regiões do Estado de São Paulo ao longo do ano acompanhando os grandes fluxos de turistas em festas, eventos e períodos de férias.

Este ano, em sua 6ª edição, o Programa contará com 13 roteiros distintos, contemplando os 9 municípios da Costa da Mata Atlântica durante o período de 13/01 à 05/03.

O Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém integrará 3 roteiros distintos: